The thoughts of Gusty

I write. I write because it gives me that little tingle in my temples... It allows me to rest my mind and move away from dark places... It has the same effect, more or less, of a scream... Screaming is, rather, a noisy irrational and more powerful way of writing... Sometimes writing will make me embrace sollitude more extensively... It allows me to bask in a state of quiet desolation in a more calm and copious manner... I write...

Sunday, November 12, 2006

A Greve Contra a Greve



(isto é uma coisa que eu escrevi para uma revista na escola, mas visto que ja foi publicada posso por aqui tambem)

Nos dias 17 e 18 de Outubro, forçados pelas condições insatisfatórias de trabalho, os professores da E S Luís Freitas Branco aderiram entusiasticamente a greve nacional de professores. Naturalmente, os alunos ficaram todos entusiasticamente desapontados, e ao longo dos dois dias foram infelizes vitimas da ociosidade.
Naturalmente, como qualquer classe social que se preze (e tambem porque tinham acordado cedo para absolutamente nada), foi o dever dos alunos mostrar o seu desagrado publicamente em varios sitios ao longo do dia. As manifestações dos estudantes não passaram despercebidas, mas podem ter sido mal interpretadas.
Eu, por exemplo, no segundo dia fui mostrar o meu desagrado no Oeiras Parque com varios camaradas, e deixamos marcas da nossa presença nos sitios mais importantes (como o salao de jogos e naquelas cadeiras às cores convenientemente postas nos corredores). Não fui la, como me acusaram, comer um gelado e jogar uns matrecos com os amigos. Isso e uma calúnia! Uma mentira como tantas outras espalhadas nesses dois dias pelos politicos sem escrupulos a tentar banalizar as nossas manifestações. Nós, como tantos outros alunos, fomos manifestar-nos contra a greve dos professores nos sitios mais curtidos (porque é la que se atrai as atenções dos media) que conheciamos.
A esmagadora maioria dos alunos não faz a mínima ideia porque é que os professores fizeram greve, mas eu sinto que deviam dizer-nos. Nós fomos ainda menos compreendidos que eles. A nossa greve foi escondida e passou sem ninguem dar por ela, e nem sequer nos explicam porque o fizeram. E durante dois dias inteiros todos nós (os alunos) choramos e fizemos sentir a nossa raiva por não haver aulas (nem sequer de substituição catano!!).
Foram de facto dias tristes. Dias em que milhares de estudantes fizeram coisas sem qualquer valor académico, destroçados por dentro, por terem corrido com eles das escolas… No entanto , e não pensem que eu não sofri durante a greve, os professores têm todo o direito de fazer greve e n devemos odia-los por eles assim decidirem

Portanto, professores, se tiverem mesmo que voltar a fazê-lo, não vamos impedir-vos… só peço que pensem no nosso sofrimento e que nos tenham em consideração… Obrigado.

Gusty

1 Comments:

Blogger Francisca Soromenho said...

hahahaha deixa-me RIIIIIIR
nao gostaste da greve, foi ^)?

bom, eu nao tenho esse problema visto que os meus profs insistem em nao atender as greves, mas pelo meu lado de vida fora das escolas apreciaria ter alguns dias sem nada academico que me preocupasse, ainda que agravasse este primeiro facto se tivesse actividades (tais como testes) que requeressem o sistema didatico funcional e os professores dessem o belo do baza.
enfim, muito bem. mas comer gelados e jogar matrecos tambem e bom! hahaha

take care []
xica

10 March, 2007 15:02  

Post a Comment

<< Home