The thoughts of Gusty

I write. I write because it gives me that little tingle in my temples... It allows me to rest my mind and move away from dark places... It has the same effect, more or less, of a scream... Screaming is, rather, a noisy irrational and more powerful way of writing... Sometimes writing will make me embrace sollitude more extensively... It allows me to bask in a state of quiet desolation in a more calm and copious manner... I write...

Monday, October 02, 2006

Porque é que o surf é o melhor desporto radical aquático de todos?

A verdadeira resposta a esta pergunta poderá ser ponderada, aprofundada e discutida pelos mais influentes pensadores do mundo durante dias a fio! Mas, infelizmente, e como "esses" têm aparentemente coisas mais importantes a discutir, vão ter de se contentar com a explicação aqui do "je"...
Hoje em dia, existem muitas mais maneiras de curtir as ondas, a agua e a velocidade no mar. O bodyboard, wakeboard, windsurf, crowdsurf(ok esqueçam esta) ou kitesurf. Porque não ficar pelo bodyboard e fazer manobras alucinantes e tubinhos lindos convenientemente refastelados na prancha? Porque não fazer kitesurf e voar vários metros sem o risco de levar com um set inteiro na mona? Porque não deixar que um barco a motor nos puxe para a frente e para trás sem o minimo esforço? Porquê , mas porquê??
Pode-se achar que não passa de uma obsessão ridícula, como um adepto e o seu clube, e que por mais razões que nos dêem não aceitamos a mudança, a suposta evolução e a expansão dos novos desportos. A verdade e que os surfistas (pelo menos eu acredito) estão unidos ao mar e uns aos outros por uma tradição e espiritualidade simplicista muito mais arcana e , sem duvida, mais antiga que qualquer outro desses novos desportos. É uma prancha e um individuo (e um fatinho, mas isso n conta) a batalhar as marés ao mesmo nivel destas ( o chamado "ground zero").
Se calhar estou redondamente errado, e se calhar vão-me caír em cima porque não tenho experiencia de surf nem conhecimentos, e em consequencia, moral para estar a dizer estas coisas. Nesse caso, pensem " Ao menos é uma ideologia bonita", e considerem uma definição inocente de um jovem sonhador que encontrou um pseudo-amor de vida.
"only a surfer knows the feeling"- esta ninguem me tira (porque não e minha) porque é um dogma indiscutivel que acaba sempre por ser verdade de uma maneira ou de outra.

Gusty

2 Comments:

Blogger Francisca Soromenho said...

ok, eu nunca surfei a sério sério, maaaaas fiquei - digamos - bastante tentada com o texto. boa, captivaste mais uma adepta... suponho que esse tenha sido o verdadeiro objectivo ;)

10 March, 2007 15:08  
Anonymous Anonymous said...

Quem ama, conhece o que ama. Isso é que é indubitável. _________Diana Estêvão

19 March, 2008 16:32  

Post a Comment

<< Home